Testes com arduino e afins

NIC Messenger

este ano tem sido um ano produtivo em torno do arduino, ao menos no quesito “experimentação”. desde que ganhei um arduino do pessoal da jurema estou interessado em propor experimentações dessa realidade digital e sua integração com o mundo físico que conhecemos.

o primeiro teste foi o nic_messenger. baseado em códigos python e conectado à internet, o arduino checava a caixa de entrada do e-mail contato@nicvix.com e sinalizava, no corredor do prédio, se havia algum e-mail novo na caixa. tinha umas firulas: ele acendia o led azul, se tivéssemos até 3 mensagens novas. com mais de 3 mensagens não lidas, o led azul piscava e o cooler era acionado, girando o cata-vento. o projeto não era funcional porque, por falta de um shield ethernet ou wifi (para conexão à internet direto do arduino) precisávamos do pc ligado o tempo todo, o que inviabilizou sua utilização prática.

NIC Messenger
O nic_messenger ficava do lado de fora da sala do NIC, alertando sobre e-mails novos na caixa de entrada.

o professor mauro pinheiro, neste semestre, ofertou a disciplina “pervasividade computacional” e os resultados até o momento não poderiam ser melhores: alunos envolvidos com a construção de dispositivos e interfaces que fogem às telas e aos papéis e muito arduino pra lá e pra cá. temos feito muitos testes – como este do ethernet shield – e pouco a pouco avançamos na experimentação com o arduino e suas possibilidades. o prof. hugo cristo também tem experimentado pesado com arduino (confira no site dele o cqncr).

acredito que muito ainda será feito e que, certamente, 2012 promete.