Quem financia os deputados capixabas?

financiadores
CompartilheShare on Facebook8Tweet about this on TwitterEmail this to someone

financiadores

Durante o #HackDay17J: Quem financia os políticos do ES? no Labic ficamos tentando tornar mais visível o fluxo do financiamento eleitoral dos deputados capixabas na última eleição (2010). Já falei isso no post anterior e também dei outros detalhes de como tudo se desenrolou: é só dar uma olhada no post anterior.

Acabei conseguindo, dois dias depois, materializar duas visualizações, que estão linkadas a seguir.

Visualização 01: Os 12 maiores financiadores de campanha em 2010
Visualização interativa que mostra as entidades financiadoras – doadoras de dinheiro (empresas, pessoas físicas) – e a coluna da direita mostra os deputados. O fluxo de dinheiro é denotado pelos caminhos em cinza e quanto mais espessa a linha, mais alto é o valor doado em comparação com o restante.

Visualização 02: Doações acima de R$ 50 mil
Visualização interativa que mostra doações acima de R$ 50 mil. À esquerda, as entidades financiadoras – doadoras de dinheiro (empresas, pessoas físicas) – e à direita os deputados. O fluxo de dinheiro é denotado pelos caminhos em cinza e quanto mais espessa a linha, mais alto é o valor doado em comparação com o restante.

Planilhas com dados dos financiamentos de campanha (todos os dados foram retirados do portal do TSE, tratados e organizados):

  1. Arquivo CSV com dados brutos da visualização 01
  2. Arquivo CSV com dados brutos da visualização 02
  3. Arquivo JSON com dados formatados para a visualização 01
  4. Arquivo JSON com dados formatados para a visualização 02
  5. Os dados-base (extraídos do TSE) estão disponíveis no post anterior