Resumo de livro: O Negócio do Século XXI

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Robert Kiyosaki, autor de “Pai Rico, Pai Pobre”, lançou em 2011 no Brasil um livro que fala do marketing de rede como o negócio século XXI. Você sabe o que é marketing de rede? Marketing de rede é um

[…] modelo de negócio em particular [que] cria renda passiva, mas requer relativamente pouco investimento em dinheiro para começar. As despesas são muito baixas e pode ser administrado em uma base flexível de meio período até que gere dinheiro suficiente para que o empresário faça a transição de seu trabalho em tempo integral atual.

Trecho extraído do livro, Cap. 6 – pos. 777

Se você tem dúvidas sobre este tipo de negócio, se já “ouviu falar” mas nunca buscou entender melhor, vale a leitura. Se você já é um profissional desta área, vale a leitura. Se você é do tipo preconceituoso que acha que sabe tudo e não quer nem ouvir falar neste assunto… bem… aí eu recomendo crescimento interior em primeiro lugar, acompanhado da leitura do livro, que vale até pra você. :)

O livro

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De maneira bem geral, é um livro bem interessante e que segue a mesma linha do Kiyosaki de “Pai Rico, Pai Pobre”: simples, direto ao ponto, honesto e claro. É um livro sem proposta de “milagres” mas bastante esclarecedor sobre marketing de rede e as razões pelas quais os autores pensam ser este um negócio para proporcionar crescimento pessoal, democracia financeira e alavancagem de recursos para pessoas dos mais diversos tipos.

Para entender bem o livro, um dos conceitos que o autor aborda é o de “quadrantes” (onde você se encontra, relativamente à maneira como obtem dinheiro). Um quadro-resumo está abaixo:

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A partir disto é possível entender os destaques abaixo. Qualquer dúvida podemos discutir na área de comentários. Caso deseje, compre o livro e tire suas dúvidas diretamente com o autor (o Submarino tinha o preço mais barato no momento em que escrevi este post).

Destaques realizados

Página 21 | posição 546-547

“Se você é o líder e é também a pessoa mais inteligente dessa equipe, então sua equipe está em apuros.”

 

Página 22 | posição 566-566

“Se eu parar de trabalhar hoje, quanto de renda continuará a entrar?”

 

Página 24 | posição 592-596

Se você quiser assumir o controle sobre sua vida e seu destino, se quiser a verdadeira liberdade – a liberdade de tomar decisões, de definir seu horário, de desfrutar tempo com sua família e ter tempo para si mesmo, fazendo as coisas que gosta de fazer – se você quer viver a vida que merece, sem cerceamentos, uma vida de paixão e entusiasmo e satisfação, em suma, se quer ser rico e viver como tal, então é hora de arrumar suas coisas e se mudar.

Neste ponto o autor aborda “mudar de endereço” ou de “quadrante” como ele explora.

 

Página 27 | posição 648-650

Dos vencedores de loterias nos Estados Unidos que ganham mais de $3 milhões cada, 80% perdem tudo em três anos. Por quê? Porque o dinheiro, por si só, não os faz ricos.

 

Página 28 | posição 651-652

Sua mente é infinita. Suas dúvidas é que são limitantes.

 

Página 29 | posição 675-679

[…] uma das belezas do mundo empresarial do século XXI é que todas as bases negociais já estão preparadas – e você tem, para guiá-lo, líderes experientes comprometidos com seu sucesso. Mas não se engane: para tanto, é você que terá de fazer acontecer. E, para que isso aconteça, é preciso ter a mentalidade de um empresário. Caso contrário, não importa quão bom seja o empreendimento ou quão fantásticos sejam seus professores, será difícil obter bons resultados.

 

Página 30 | posição 689-690

Quando você está conversando com alguém que valoriza o fato de ter um emprego, é difícil explicar por que talvez não esteja em busca de um.

 

Página 31 | posição 696-699

Muitas vezes ouço as pessoas dizerem: “É preciso dinheiro para ganhar dinheiro.” Isso é papo furado! Nossa jornada de sem-teto a milionários em quatro anos e, depois, a obtenção da genuína liberdade financeira em mais cinco anos, não requereu dinheiro. Não tínhamos dinheiro quando começamos – na verdade, estávamos endividados – e ninguém nos deu nada ao longo do caminho.

 

Página 31 | posição 704-707

Trabalho árduo não vai enriquecer você Há essa ideia estranha em nossa cultura que diz: “Se você trabalhar duro, tudo acabará bem.” Que conversa fiada! E o que é ainda mais trágico é que a maioria das pessoas sofreu lavagem cerebral para acreditar nisso – e acredita –, mesmo estando cercadas por toneladas de evidências que provam o contrário.

 

Página 32 | posição 724-724

Você assume o controle.
Você pode controlar a fonte de sua renda.

 

Página 33 | posição 742-743

A maioria das pessoas não tem resistência emocional, física ou financeira para lidar com essas condições. Pode ser brutal, e geralmente é.

 

Página 34 | posição 763-766

Não é apenas garantir renda hoje, amanhã e a semana seguinte; trata-se de garantir renda perpetuamente. Isso é renda passiva, também conhecida como renda residual: renda que continua chegando, mais e mais, muito tempo depois que você já terminou de gastar capital e esforço físico necessários para criar essa fonte de renda.

 

Página 34 | posição 774-774

Riqueza não é um jogo de soma zero; se você ficar rico, não estará tirando dinheiro [de outras pessoas] […]

 

Página 40 | posição 809-810

[…] ainda que o sucesso pessoal seja gratificante, é muito mais gratificante quando você pode ajudar os outros a criarem o próprio sucesso também.

 

Página 42 | posição 842-844

Em suma, se eu tivesse de fazer tudo novamente hoje e começar do zero, em vez de construir um negócio no estilo antigo, começaria construindo uma empresa de marketing de rede.

 

Página 43 | posição 871-872

[…] venda direta/marketing de rede representam hoje mais de $110 bilhões em vendas anuais no mundo […]

 

Página 44 | posição 879-882

um negócio no quadrante D como tendo pelo menos 500 funcionários. No marketing de rede, você não contrata funcionários; patrocina indivíduos que são todos representantes independentes. Mas a mesma dinâmica financeira se aplica: no momento em que sua rede de representantes independentes passa a ser de 300, 400 ou 500, você tem uma organização séria que proporciona renda residual significativa.

 

Página 46 | posição 906

Quando as pessoas assistem a uma apresentação de marketing de rede, muitas vezes a principal pergunta que fazem é: “Se eu aderir a este negócio, quanto de renda posso ganhar?” […] O problema com o rendimento do trabalho é que o processo é incrivelmente limitado e linear. Trabalhe uma hora, ganhe X; trabalhe duas horas ganhe 2X. Depende de você, ou seja, você nunca pode parar. Como eu já disse, é uma armadilha.

 

Página 47 | posição 916-916

O quadrantes D e I nada têm a ver com ganhar mais; eles tratam da aquisição de bens – ativos que gerem renda.

 

Página 47 | posição 919-921

Em outras palavras, está gerando dinheiro que vai para seu bolso, ou está tirando dinheiro do seu bolso? Todas as coisas nos fazem ou nos custam dinheiro. Se não fizer dinheiro, não é um ativo, é um passivo. […]

onde está o valor, a renda real discricionária que você pode segurar em mãos e usar para comprar ou investir em qualquer coisa que queira? Não existe: não há renda alguma. Sua casa não é um ativo; é um buraco no chão em que você coloca dinheiro.

Um ativo é algo que trabalha para você, para que, então, você não tenha de trabalhar para o resto da vida.

Dado que possuir um negócio significa possuir um ativo, quando você constrói um marketing de rede, não está apenas aprendendo habilidades importantes, mas também construindo um ativo real para si mesmo. Em um trabalho, você ganha salário. No marketing de rede, em vez de ganhar salário, você constrói um ativo – o seu negócio – e o ativo gera renda.

o ativo número um é, em geral, uma empresa e o ativo número dois é tipicamente imobiliário

“O valor da minha casa subiu. O valor do meu carro subiu.” Isso é ganho de capital, não fluxo de caixa.

Por que gastar décadas, os melhores anos de sua vida, se desgastando para construir algo que não é um ativo? Ou, para ser mais preciso, para construir ativos para outras pessoas – não para si próprio?

 

Página 49 | posição 959-962

Nós temos essa ideia, incrustada em nós, de que há algum tipo de valor inerente em se ter um bom emprego, mas não há absolutamente valor algum nisso – zero. E, para enfiar o dedo ainda mais nessa ferida, a renda do seu trabalho é, então, tributada a uma alíquota mais elevada do que qualquer outra forma de renda. Isso é que é jogar contra você! No entanto, esse é o preço que algumas pessoas estão dispostas a pagar pela “proteção e a segurança” do quadrante E.

 

Página 49 | posição 971-974

Muitas vezes, assume-se que ser bem-sucedido no negócio de marketing de redes significa ser “excelente vendedor”. Mas o objetivo da rede não é vender muito do seu produto ou serviço específico, porque, não importa o quão bom você seja – e sejamos honestos, se você é como a maioria das pessoas, nem acha que é muito bom no que faz –, há limite para a renda que você pode ganhar vendendo. Afinal, quantas horas há no dia, certo?

 

Página 52 | posição 1001-1001

Se você quer ser bem-sucedido financeiramente, há três tipos diferentes de educação exigidas: acadêmica, profissional e financeira.

 

Página 53 | posição 1019-1019

Ser um empreendedor e construir um negócio no quadrante D não é fácil.

 

Página 55 | posição 1060-1061

Por exemplo, tive de aprender a superar minha insegurança, timidez e medo de rejeição. Outra habilidade de desenvolvimento pessoal que tive de aprender foi como levantar, sacudir a poeira e seguir em frente, depois de fracassar.

O marketing de rede ensina as pessoas a superarem seus medos, a se comunicarem, a entenderem a psicologia de outras pessoas dizendo “Não” para elas e a manterem a persistência em face da rejeição e de outros desafios do mundo real.

“onde você ganha enquanto aprende”.

O marketing de rede é uma escola de negócios do mundo real para as pessoas que querem aprender as habilidades do mundo real de um empreendedor, e não as habilidades de um empregado.

 

Página 59 | posição 1124-1125

[…] a única maneira pela qual as pessoas fracassam é quando desistem.

 

Página 61 | posição 1155-1156

Aprender a contar uma história poderosa é aprender a se mostrar como o vencedor que você é.

 

Página 61 | posição 1156-1157

A maioria das pessoas não tem a capacidade de seguir em frente, de lidar com a decepção e de nunca perder de vista o caminho que percorrem.

 

Página 62 | posição 1169-1170

O marketing de rede dá a você a oportunidade de enfrentar seus medos, lidar com eles, superá-los e trazer à tona o vencedor que vive dentro de você.

 

Página 62 | posição 1177-1177

Garanto: haverá momentos em que será tentador deixar o espetáculo por conta do perdedor. Não deixe isso acontecer.

 

Página 65 | posição 1225-1225

[…] sua renda tende a ser aproximadamente igual à média da renda de seus cinco amigos mais próximos.

 

Página 66 | posição 1236-1237

Se você estiver considerando construir o próprio negócio, precisa estar extremamente consciente das pessoas com as quais se relaciona e quem são seus professores

 

Página 66 | posição 1243-1244

Você pode ter amigos que dirão que você está louco, que é um otário ou que está cometendo um grande erro. Você pode até mesmo perder amigos […]

 

Página 67 | posição 1260-1262

[…] de acordo com a Direct Selling Association (DSA), muitas pessoas que se unem a empresas de marketing de rede e ali permanecem classificam a rede social a que pertencem como uma prioridade ainda maior do que a renda que recebem.

A rede em si é mais importante que a renda.

 

Página 68 | posição 1280-1281

O poder não está no produto; o poder está na rede. Se você quiser ficar rico, a melhor estratégia é encontrar um meio de construir uma rede forte, viável, com possibilidade de crescimento.

 

Página 69 | posição 1301-1302

As empresas que compõem a indústria do marketing de rede já oferecem a milhões de pessoas, exatamente como você, a oportunidade de construir as próprias redes, em vez de passar a vida trabalhando para as redes de outras pessoas.

 

Página 70 | posição 1303-1303

Lei de Metcalfe. V = N².

Valor = Número de pessoas trabalhando comigo ao quadrado. Quanto eu valho?

 

Página 71 | posição 1327-1330

Depois das franchises, o próximo passo no desenvolvimento de negócios em rede começou nos anos 1960, acelerando-se nas décadas de 1970 e 1980. Em vez de uma rede de empresas franqueadas, esse modelo se construiu através de uma rede de indivíduos franqueados. Em certo sentido, você poderia chamar isso de “franquia pessoal”.

 

Página 73 | posição 1367-1369

Como participante de uma empresa de marketing de rede, você talvez pense que seu trabalho consiste em demonstrar e vender um produto. Não é. Seu trabalho é comunicar informações, para contar uma história poderosa e construir uma rede.

 

Página 75 | posição 1400-1401

A capacidade para duplicar é a chave mágica aqui, não a capacidade de ser um vendedor de elite.

 

Página 76 | posição 1413-1416

[…] o que dá a seu negócio de marketing de rede o poder real não é o que você pode fazer, é o que pode duplicar. Em outras palavras, você quer construir seu negócio de uma forma que praticamente qualquer outra pessoa pode facilmente copiar. Por quê? Porque outros copiando o que você faz é exatamente o que você quer que aconteça – o que você precisa que aconteça. Isso é o que cria seu sucesso.

 

Página 79 | posição 1479-1480

Você precisa desenvolver as habilidades que leu na parte de Ativo 1: a capacidade de ter autoconfiança, suportar a rejeição, comunicar-se, ser um grande contador de histórias, importar-se com as pessoas, ser um bom coach e todo o resto.

 

Página 82 | posição 1521-1522

O dinheiro não flui para as empresas com os melhores produtos ou serviços. O dinheiro flui para as empresas com os melhores líderes.

 

Página 83 | posição 1537-1538

A comunicação afeta todos os aspectos da vida – e esta é a principal habilidade que o marketing de rede ensina.

 

Página 84 | posição 1549-1552

Comecei a perceber que uma empresa de marketing de rede se baseia nos líderes erguendo as pessoas, enquanto um negócio de empresas tradicionais ou do governo se baseia em promover alguns apenas, mantendo a massa de trabalhadores satisfeita com um salário fixo. Estes instrutores no mundo do marketing de rede não saem dizendo: “Se você não produzir, perderá o emprego.” Em vez disso, dizem: “Deixe-me ajudá-lo a fazer cada vez melhor. Enquanto você quiser aprender, estarei aqui para lhe ensinar. Estamos no mesmo barco.”

 

Página 84 | posição 1560-1563

Os militares desenvolvem um tipo de líder que inspira os homens e as mulheres a defenderem seu país. O mundo dos negócios desenvolve um tipo de líder que constrói equipes para vencer a competição. O marketing de rede tende a desenvolver o tipo de líder que influencia outros a serem grandes professores, ensinando a realizarem os sonhos de sua vida.

 

Página 86 | posição 1591-1592

[…] estar na linha de frente significa não se importar com o fato de você ser ou não apreciado.

 

Página 88 | posição 1614-1616

Riqueza não é o mesmo que dinheiro. A riqueza não é medida pelo tamanho da renda. A riqueza é medida em tempo. Se tudo o que tenho em meu nome é $1 mil na poupança e na conta-corrente combinadas, e minhas despesas diárias são de $100, então minha riqueza é igual a 10 dias. A riqueza é a capacidade de sobreviver certo número dias à frente.

O conceito que Harv Eker traz em “Os Segredos da Mente Milionária” já é diferente, baseado em patrimônio (o que eu tenho menos o que eu devo).

 

Página 88 | posição 1624-1625

Kim e eu fomos capazes de nos aposentar bem cedo, sem emprego, sem a assistência do governo e sem qualquer negociação em ações ou fundos de investimentos.

 

Página 89 | posição 1636-1637

[…] fazer um negócio deslanchar normalmente leva cerca de cinco anos.

 

Página 90 | posição 1652-1653

[…] se você sugar toda a renda de seu novo negócio para queimar em despesas mensais pessoais, então não está construindo um negócio; está apenas construindo outro emprego.

Como você reinveste em seu negócio, então? Certamente, há lugares em que você pode investir algum dinheiro sabiamente: em treinamento e educação consigo, em viagens para apoiar sua crescente rede em outras cidades, em ferramentas promocionais e educacionais e recursos para ajudar a nutrir o negócio.

3) Investir em imóveis

A menos que você seja realmente experiente e tenha dinheiro em abundância na mão para usar quando precisar, colocar nada de entrada pode vir a ser o investimento mais caro de sua vida.

 

Página 95 | posição 1743-1744

Esforçar-se, aprender e dar o melhor de si para desenvolver seu poder pessoal de pagar pela mansão – e o que você se torna no processo –, isso, sim, é o que importa.

 

Página 97 | posição 1788-1789

[…] sabe, já fui duro – totalmente, absolutamente, vivendo no meu carro com minha noiva. Sei como é. Mas estar duro é uma condição temporária. Ser pobre é diferente. Ser pobre é um estado de espírito.

Não importa o quanto você esteja falido, a única maneira de se tornar pobre é desistir de seus sonhos.

A coisa notável sobre o estilo de vida do marketing de rede é que você não enquadra seus sonhos como algo que só atingirá após 40 anos, ou apenas em algumas semanas no calendário, ou somente nas tardes de domingo. Quando você começa a construir sua rede, começa a viver seus sonhos, ainda que pequenos a princípio, desde o primeiro dia. É uma mudança de mentalidade, de “não posso” para “eu posso”; de estar à mercê das circunstancias para ter o comando de sua vida; de ser escravizado para ser livre.

 

Página 102 | posição 1869-1873

No mundo do marketing de rede, a própria ideia de um teto de vidro para as mulheres é ridícula. Sua empresa de marketing de rede não se importa se você é do sexo feminino ou masculino, preto ou branco, graduado em faculdade ou desistente do ensino médio. Ela só se preocupa em saber se você é diligente e eficaz na construção de sua rede e, como apontei, há quatro vezes mais mulheres do que homens fazendo exatamente isso. A chave é habilidade, educação e experiência. Para as mulheres, não há limites, telhados de vidro ou qualquer outra coisa no mundo do marketing de rede.

Página 103 | posição 1907-1909

[…] um plano-negocial-de-festas (party-plan) – um tipo de negócio de marketing de rede que gira em torno de festas em casa – é ideal para as mulheres que querem iniciar o próprio negócio.

 

Página 104 | posição 1929-1934

Ouço as mulheres o tempo todo dizendo que estão ocupadas demais para se envolver em um negócio de meio período baseado em casa. Digo a elas: “Aqui está a chave para seu negócio ser bem-sucedido: você tem de olhar para sua vida, realmente olhar para ela, e se perguntar ‘O que é tão significativo para mim que preciso ter na minha vida?’” O que é suficientemente importante a ponto de você arrumar tempo e dedicar esforço para a construção de um negócio que gere sua própria renda e, então, poder usar essa renda para construir a riqueza que vai cuidar de você pelo resto da vida? Porque, se você não identificar o que é isso, não vai acontecer.

Página 109 | posição 1962-1962

[…] não recomendo escolher uma empresa de marketing de rede principalmente pelo dinheiro.

o benefício dos produtos também não é o mais importante.

O primeiro motivo para eu recomendar o marketing de rede é por causa de seu sistema de educação empresarial do mundo real e desenvolvimento pessoal.

 

Página 111 | posição 1986-1986

as melhores empresas são totalmente dedicadas a seu negócio de educar.

 

Página 112 | posição 2006-2009

Quem comanda o barco? A empresa oferece um plano de ação comprovado? A empresa se preocupa tanto com as habilidades de negócios quanto com o desenvolvimento pessoal como parte regular de seus programas educativos e de formação? A empresa tem uma linha de produtos de alta qualidade e altamente comercializáveis pelos quais você pode se apaixonar?

 

Página 113 | posição 2023-2024

Por que você quer arriscar seu trabalho duro, tempo e energia, investindo tudo em uma empresa que ainda não tem histórico?

 

Página 114 | posição 2043-2044

a formação e a educação que você recebe representam o principal valor de sua experiência com marketing de rede […]

 

Página 115 | posição 2065-2066

Empresas de marketing de rede, normalmente, não fazem um monte de publicidade nos meios de comunicação de massa. Você não vê frequentemente outdoors ou anúncios de televisão para esses produtos.

Há um forte mercado para o produto? É algo que irá agradar a um vasto número de pessoas? O preço é competitivo?

 

Página 116 | posição 2086-2088

Lembre-se da palavra duplicável. As estratégias que funcionam melhor em rede são aquelas que duplicam melhor. O marketing de rede faz por um modelo de negócio do quadrante D o que Henry Ford fez pela indústria automobilística: reduz o processo para componentes que podem ser produzidos em massa.

 

Página 117 | posição 2103-2103

Vai levar algum tempo para construir sua rede. Dê-lhe tempo.

 

Página 117 | posição 2112-2113

O maior investimento em grande parte dos negócios próprios é o investimento de si mesmo, na forma de tempo, persistência e foco.

 

Página 118 | posição 2125-2125

É preciso ser honesto consigo mesmo

 

Página 119 | posição 2144-2144

Você sempre pode desistir. Por que tem de ser agora?

 

Página 120 | posição 2162-2163

Quando você constrói uma rede de 500 ou mais representantes independentes, o que tem definitivamente se encaixa na definição de uma grande empresa do quadrante D.

 

Página 120 | posição 2168-2170

Uma vez que a rede cresce além de 500 pessoas e pode chegar a milhares, você tem um verdadeiro negócio do quadrante D gerando renda passiva. Não é só uma rede viável; é um ativo de geração de renda.

 

Página 121 | posição 2178-2179

A Associação de Venda Direta afirma que, em média, um em cada 10 contatos dirá “sim” à oportunidade

 

Página 121 | posição 2191-2195

Robert: John, quando digo às pessoas “Deem um tempo”, invariavelmente ouço a seguinte pergunta: “Ok, quanto tempo?” Como você responderia a isso? John: Eu diria cinco anos. Robert: É exatamente a mesma resposta que dou! Na verdade, é o mesmo para a construção de qualquer tipo de negócio, chamo de “meu plano quinquenal”.

A maioria das pessoas não pensa em termos de anos; treinadas pela publicidade e acostumadas com seus salários do quadrante E, elas pensam em termos de gratificação imediata.

 

Página 122 | posição 2206-2206

[…] ficar rico rapidamente é um oximoro.

 

Página 123 | posição 2226-2227

Muitas pessoas investem uma vez, perdem alguns dólares e depois saem. Elas desistem após seu primeiro erro, razão pela qual não conseguem aprender. Mas perder faz parte do processo de ganhar […]

Se eu não cometer erros por cinco anos, então não estou mais sábio do que estava cinco anos atrás, apenas cinco anos mais velho.

 

Página 124 | posição 2243-2244

Se você trabalhou em vendas tradicionais, como já dissemos, vai querer desaprender muitas dessas habilidades, porque, em marketing de rede, não é o que você pode fazer que importa, mas o que pode fazer e duplicar.

 

Página 124 | posição 2251-2252

Você pode planejar, estudar e aprender tudo o que quiser, mas as únicas pessoas que vencem no marketing de rede são aquelas que agem hoje, amanhã e sempre.

 

Página 125 | posição 2256-2257

o que o torna rico? Conhecimento.

Imóveis, ouro, ações, trabalho duro ou dinheiro não o tornam rico; o que o torna rico é o que você sabe sobre imóveis, ouro, ações, trabalho duro e dinheiro. Em última instância, é sua inteligência financeira que o torna rico.

 

Página 127 | posição 2289-2290

Ser capaz de viver bem e ainda investir, não importa o quanto ou quão pouco você faz, requer alto nível de inteligência financeira. Um excedente é algo que você tem de ativamente buscar em seu orçamento.

 

Página 130 | posição 2342-2343

No século XXI, estamos percebendo pela primeira vez com muita intensidade que a riqueza, como eu disse, não é um jogo de soma zero.

 

Página 132 | posição 2379-2381

Apesar do que seus detratores dirão, o marketing de rede não é um negócio muito bom para pessoas gananciosas. Na verdade, a única maneira de você enriquecer no marketing de rede é ajudando outros a se tornarem ricos no processo. Para mim, isso é tão revolucionário quanto foram Thomas Edison e Henry Ford em seus dias.

Ficha do Livro

  • Livro: Pai Rico: O Negócio do Século XXI
  • Tempo de leitura: 3 dias
  • Modo de leitura: Kindle
  • Idioma: Português