Visualização de dados no Labic #HackDay17J

Visualização de dados
CompartilheShare on Facebook1Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Visualização de dadosOntem me juntei com diversos outros no Labic para o #HackDay17J: Quem financia os políticos do ES? Muita gente produzindo conteúdo e revelando algumas conexões sombrias entre os políticos do Estado do Espírito Santo e suas fontes de financiamento de campanha (quem quiser olhar algumas planilhas, tem links ao final do post)

Lá conheci o Eduardo Lucas, que me mostrou o d3.js, um lindo código javascript de 400kb para visualização de dados. Não acredita ou não sabe o que é? Veja os exemplos e entenda do que eu estou falando. Pra quem quer se aprofundar, esse tutorial do Scott Murray é fantástico e o livro que ele escreveu baseado no tutorial é gratuito e está disponível para leitura online. Além disso, ele me mandou essa aula de visualização de dados que explica parte a parte a construção de um gráfico de força.

Estou experimentando algumas coisas pra conseguir melhorar nossa capacidade de visualização de dados no LabPC. O Mauro fez questão de mencionar ontem que realmente estamos “lentos” na hora de conseguir transformar dados em visualizações.

Quero fazer um gráfico como esse, mas ainda me falta o conhecimento necessário pra acertar os detalhes. Acho que a primeira coisa a fazer é gerar uma ferramenta de ajuste de bases de dados JSON, porque organizar os dados manualmente é péssimo. O Eduardo deu a ideia de usarmos um gráfico do tipo “Sankey”, como esse, pra mostrar os fluxos de financiamento.

Quem sabe o próximo hackday do Labic seja a respeito dos gastos públicos, como sugere a OKFN Brasil?

Planilhas com dados dos financiamentos de campanha (todos os dados foram retirados do portal do TSE, tratados e organizados):

  1. Doações (2010)_total recebido
  2. Candidatos que receberam pelo menos 20 mil de uma fonte
  3. Entidades que doaram mais de 10k excetuando comites e diretorios
  4. Entidades que doaram mais de 10k
  5. Total recebido por coligacao